quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Radio .... AM e FM nas escolas, nas comunidades e no mundo!

Todo mundo sabe e não é nenhuma novidade, o RÁDIO é uma tecnologia comunicacional mais antiga, utilizada e mais eficiente do mundo! Mesmo com todos os avanços tecnológicos atuando como meios de comunicação como a TV, a web e a internet, o radio continua sendo um dos principais e mais acessiveis meios de informação, instrução, educação e cultura em toda a parte do mundo. Sendo assim, não é difícil de entender como nos dias de hoje esse recurso se tornou apesar de simples e "barato" (que fique claro, não o custo de se fazer uma rádio, mas sim de apreciar, ouvir) tão comum e admirável nas mais diversas discussões visando produções de conhecimento nas escolas e em outros e diversos ambientes educacionais, como a academia e universidades. Além da radio na web e internet.

Desta maneira, uso do rádio na educação e nas escolas cria um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, além de promover a ludicidade, a capacidade de criar e recriar de brincar de construir uma nova maneira de ler o mundo, fazendo com que os alunos se expressem e se coloquem de forma crítica, contribuindo desta maneira, para a sua formação como cidadão.

No Curso de Especialização da UFBA, TECNOLOGIAS E NOVAS EDUCAÇÕES, no modulo 1 tivemos oportunidade de conhecer e debater sobre o tema RÁDIO NA ESCOLA onde foram apresentados trabalhos desempenhado por três profissionais: o diretor da Rádio Educadora de Salvador, a Coordenadora da ONG Cipó e a coordenadora do Mais Educação (Programa de Atividades em turno oposto) que produz nas escolas públicas estaduais, foi possível perceber que o uso da rádio como recurso pedagógico pode ser viável (apesar do custo), prazeroso e criativo com a junção e ajuda toda a comunidade escolar.

Neste evento, sobre a introdução e implementação da RÁDIO NOS AMBIENTES ESCOLARES, foi citado e discutido a extrema importancia e necessidade do planejamento politico pedagogico, bem como o envolvimento de todos na escola. Funcionários, professores, alunos, além da comunidade local devem abraçar "a causa" e estar inseridos e envolvidos neste projeto como um todo...um todo de informação, colaboração, produção, criatividade, cidadania etc!

"Z-Y-C,...BEM VINDOS A RADIO NA EDUCAÇÃO...ELA JÁ ESTÁ NO AR... SÓ DEPENDE DE TODOS NÓS... EDUCADORES, ESTUDANTES E COMUNIDADE!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário