quinta-feira, 7 de outubro de 2010

"FILOSOFIA E ÉTICA HACKER...SER HACKER OU NÃO SER CRACKER?" EIS A QUESTÃO...



Em 25/09/2010, na UFBA houve uma bela exposição e discussão sobre a leitura do livro do autor Himanen, Pekka. The Hacker Ethic and Spirit pf the Information Age. New York: Random House, 2001. (Edição em Espanhol: Etica del Hacker y el espiritu de la era de la Informacción (2004), Editora Destino).

A ÉTICA é um "valor" e uma "dádiva" importante em todas as atividades humanas. "Os grupos sociais mais diversificados e em contextos diferenciados acabam construindo finalidades, critérios e regras para sua existência e para as suas ações. Estar de acordo com esses objetivos e metas estabelecidas em conjunto é atuar com ética.

A cultura (filosofia) hacker é essencialmente baseada em atitudes éticas e no tripé de conceitos como: liberdade, colaboração e contrução de saberes e conhecimento.

Sendo assim, o HACKER (ao contrario do conceito disseminado e exandido que conhecemos através da MÍDIA), na verdade é um entusiasta, "um buliçoso" um "investigador" em qualquer tipo de trabalho ou projeto, aquele que realiza seu trabalho com paixão, habilidade e cuidado artesanal.
O hacker é um pesquisador nato e continuo das estruturas e sistemas que geram e nutrem as tecnologias, seus recursos e parafernalias...ele é o conhecedor, colaborador e disseminador das descobertas sobre todo o sistema que envolve as tecnologias, trabalho e informação.

O CRACKER sim seria o "criminoso" o que tem as mesmas qualidades cognitivas de pesquisa, investigação, a vontade e o prazer no trabalho de um Hacker, mas não utiliza das suas descobertas e informações de maneira ÉTICA, pois invade paginas da web, descobre sistemas secretos apenas para burlar, incapacitar, obstruir ou como criminalidade, rebeldia e em benefício proprio na maioria das vezes...

Segundo Pekka Himanen e outros estudiosos, os verdadeiros Hackers são responsáveis por desenvolvimentos de sistemas, como a internet, entre outros. Os verdadeiros Hackers, modificam e melhoram equipamentos, beneficiando a todos, sem prejudicar ninguém, ao contrário dos Crackers.

Os Crackers são na verdade a grosso modo "Os Hackers do mau", fazem a mesma coisa, desenvolvem sistemas, mas ao contrário dos Hackers, beneficiam a si próprios, prejudicando os outros envolvidos ou apenas por rebeldia e auto-valorização/vanglorização.












Nenhum comentário:

Postar um comentário