quarta-feira, 21 de julho de 2010

TECNOLOGIAS PARA QUE? SÃO REALMENTE ESSENCIAIS? PORQUE?




O SER HUMANO VEIO EVOLUINDO AO INTERAGIR COM O MUNDO ELABORANDO MENTAL E CORPORALMENTE HIPOTESES, CRIAÇÕES E ESTRATEGIAS PARA SOBREVIVER DESDE OS TEMPOS PRIMÓRDIOS... UTILIZANDO A SUA CAPACIDADE DE SUPERAR OS LIMITES, OS DESAFIOS E OS OBSTACULOS VIVENCIADOS SOLITARIAMENTE E POSTERIORMENTE EM GRUPO CRIARAM-SE EM DIVERSIFICADOS MOMENTOS, LOCAIS E TEMPOS HISTÓRICOS VÁRIADAS TECNOLOGIAS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA, SAÚDE, CONHECIMENTO, PRAZER E COMODIDADE. DEVIDO A TODO ESSE PROCESSO E A ESSAS CRIAÇÕES E INOVAÇÕES TECNOLOGICAS VIGENTES E "VIVENTES" NOS DIAS ATUAIS, TODOS NÓS (HUMANOS) DESDE OS TEMPOS ANTIGOS TEMOS “NAS MÃOS” (E NA MENTE!) A CAPACIDADE DE PODER, RACIONALIZAR E AGIR.

TODAS AS RELAÇÕES HUMANAS ESTABELECIDAS (SOCIAIS, POLITICAS, ECONOMICAS E CULTURAIS) ATUALMENTE, E A GLOBAL FORMA DE CONCEBER, ELABORAR E DISSEMINAR O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO ESTÃO CO-RELACIONADOS COM O DESENVOLVIMENTO PRIMAZ DAS TECNOLOGIAS E DO PODER QUE AS MESMAS PROPORCIONAM..
ACREDITO QUE AS TECNOLOGIAS EXISTENTES POR AI SÃO NECESSÁRIAS CLARO, MAS NÃO SÃO TÃO FUNDAMENTAIS COMO SE PROPAGA E IMAGINA, PORQUE OS EXCLUÍDOS, OS DESAGREGADOS E DISASSOCIADOS DESSA NOVA CONJUNTURA TECNOLOGICA, CONTINUAM VIVENDO, ESTABELECENDO RELAÇÕES, CRIANDO, HIPOTETIZANDO, DISSEMINANDO CULTURA E INOVANDO O RACIOCINIO E O CONHECIMENTO EM SUAS VIVENCIAS E EXPERIENCIAS E AOS QUE ESTÃO PROXIMOS A ELES, MAS DE UMA MANEIRA NÃO TÃO RÁPIDA, E GLOBAL. NEM POR ISSO ESTÃO SENDO OU FICANDO MELHORES OU PIORES NA EFICIENCIA E NO PODER DE CRIAÇÃO, DA INTELIGENCIA E EVOLUÇÃO DE NOSSA ESPÉCIE HUMANA.

NO AMBITO EDUCACIONAL, ACREDITO SIM QUE AS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS, JUNTAMENTE COM AS NOVAS MANEIRAS DE PENSAR, CRIAR, RELACIONAR, AGIR E REFLETIR CONTRIBUEM EM GRANDE E LARGA ESCALA A PARA UMA GRANDE EVOLUÇÃO INTELECTUAL DOS ENVOLVIDOS SEJAM ELES PROFESSORES, CRIANÇAS, JOVENS, COMUNIDADE, FAMILIA E ETC. PORÉM, A UTILIZAÇÃO DE TODO ESSE APARATO TECNOLOGICO HÁ ALGUM TEMPO VEM TRAZENDO MUDANÇAS, TRANSFORMAÇÕES NO MODO DE COMPREENDER, ADAPTAR E RE-ADAPTAR O CONHECIMENTO E AO MESMO TEMPO, COM RAPIDEZ E FACILIDADE, VEM TRAZENDO UM “VICIO” (QUE PARECE INTRINSECO E DOENTIO) E UMA RELAÇÃO DE “PARASITISMO”, ONDE ESTAMOS CADA VEZ MAIS “DEPENDENTES QUIMICOS” DE TODAS ESSAS TECNOLOGIAS. ESSE COMPORTAMENTO DIANTE DESSAS INOVAÇÕES MUITAS VEZES NOS FAZ PERDER A CAPACIDADE DE CRIAR, REFLETIR E ELABORAR NOVAS ESTRATEGIAS E HIPOTESES DIANTE DOS DESAFIOS E DOS PROBLEMAS COM OS QUAIS NÃO UTILIZEMOS, OU PRECISEMOS ESSAS “PARAFERNALIAS” TECNOLOGICAS.

ENTÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO ALGUNS QUESTIONAMENTOS:
- O SER HUMANO EVOLUIU PARA SI MESMO E PARA O PROXIMO NA CRIAÇÃO DE TODAS ESSAS TECNOLOGIAS, LHE TRAZENDO PODER, INTELECTUALIDADE, SABEDORIA E COMODIDADE. PORÉM AO SE DEPARAR SEM ELAS HOJE EM DIA, VOLTA-SE AOS TEMPOS PRIMORDIOS E LHE DEIXA INCAPAZ DE PENSAR E ELABORAR DE MODO EFICAZ E CRITICAMENTE DIANTE DA FALTA DELAS?

- SE AS TÉCNICAS E AS TECNOLOGIAS CRIADAS, ELABORADAS E EXPERIMENTADAS PELO HOMEM ESTÃO EVOLUINDO, CONSTANTE E PROGRESSIVAMENTE E ESSAS MESMAS LHE REMETEM E DÃO PODER E CONHECIMENTO QUE PERPETUAM E SE MOVIMENTAM DE MODO INTENSO E RAPIDO, QUANDO TODA ESSA “CAPACIDADE CRIATIVA” ACABAR OU SE EXTINGUIR NO INTUITO DE MODERNIZAR E MELHORAR AS TECNOLOGIAS JÁ EXISTENTES, CAIREMOS TODOS NUMA “DEPRESSÃO GLOBAL” ONDE NADA TERÁ MAIS SENTIDO?

SENDO ASSIM, PODERIAMOS (TODOS NÓS USUARIOS E DEPENDENTES QUIMICOS ATUAIS DAS TECNOLOGIAS) PENSAR LOGO NA SOLUÇÃO DESSES QUESTIONAMENTOS PARA QUE NÃO AJA "SUICÍDIOS" EM MASSA DE ROBÔS, MÁQUINAS E A EXTINÇÃO "INTELECTUAL E PODEROSA" DA CAPACIDADE HUMANA...

2 comentários:

  1. Parabens colega!
    Adorei sua charge!E mais ainda o seu texto!
    Uma vez eu li algo assim: O ser humano foi feito para pensar, usar seu cérebro de forma racional. Para memorizar existem as máquinas, pois elas tem memória para isso e não cérebros!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Su blog está maravilhoso!
    Aprendeu usar muito bem os recursos tecnológicos

    ResponderExcluir