sábado, 24 de julho de 2010

Mas uma música que nos remete à reflexão, sobre a utilização das novas TICs, a CIBERCULTURA, as Práticas e a "Construções dos Saberes" em Educação...

PELA INTERNET...

Gilberto Gil


Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje


Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar

quarta-feira, 21 de julho de 2010

TECNOLOGIAS PARA QUE? SÃO REALMENTE ESSENCIAIS? PORQUE?




O SER HUMANO VEIO EVOLUINDO AO INTERAGIR COM O MUNDO ELABORANDO MENTAL E CORPORALMENTE HIPOTESES, CRIAÇÕES E ESTRATEGIAS PARA SOBREVIVER DESDE OS TEMPOS PRIMÓRDIOS... UTILIZANDO A SUA CAPACIDADE DE SUPERAR OS LIMITES, OS DESAFIOS E OS OBSTACULOS VIVENCIADOS SOLITARIAMENTE E POSTERIORMENTE EM GRUPO CRIARAM-SE EM DIVERSIFICADOS MOMENTOS, LOCAIS E TEMPOS HISTÓRICOS VÁRIADAS TECNOLOGIAS PARA A SUA SOBREVIVÊNCIA, SAÚDE, CONHECIMENTO, PRAZER E COMODIDADE. DEVIDO A TODO ESSE PROCESSO E A ESSAS CRIAÇÕES E INOVAÇÕES TECNOLOGICAS VIGENTES E "VIVENTES" NOS DIAS ATUAIS, TODOS NÓS (HUMANOS) DESDE OS TEMPOS ANTIGOS TEMOS “NAS MÃOS” (E NA MENTE!) A CAPACIDADE DE PODER, RACIONALIZAR E AGIR.

TODAS AS RELAÇÕES HUMANAS ESTABELECIDAS (SOCIAIS, POLITICAS, ECONOMICAS E CULTURAIS) ATUALMENTE, E A GLOBAL FORMA DE CONCEBER, ELABORAR E DISSEMINAR O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO ESTÃO CO-RELACIONADOS COM O DESENVOLVIMENTO PRIMAZ DAS TECNOLOGIAS E DO PODER QUE AS MESMAS PROPORCIONAM..
ACREDITO QUE AS TECNOLOGIAS EXISTENTES POR AI SÃO NECESSÁRIAS CLARO, MAS NÃO SÃO TÃO FUNDAMENTAIS COMO SE PROPAGA E IMAGINA, PORQUE OS EXCLUÍDOS, OS DESAGREGADOS E DISASSOCIADOS DESSA NOVA CONJUNTURA TECNOLOGICA, CONTINUAM VIVENDO, ESTABELECENDO RELAÇÕES, CRIANDO, HIPOTETIZANDO, DISSEMINANDO CULTURA E INOVANDO O RACIOCINIO E O CONHECIMENTO EM SUAS VIVENCIAS E EXPERIENCIAS E AOS QUE ESTÃO PROXIMOS A ELES, MAS DE UMA MANEIRA NÃO TÃO RÁPIDA, E GLOBAL. NEM POR ISSO ESTÃO SENDO OU FICANDO MELHORES OU PIORES NA EFICIENCIA E NO PODER DE CRIAÇÃO, DA INTELIGENCIA E EVOLUÇÃO DE NOSSA ESPÉCIE HUMANA.

NO AMBITO EDUCACIONAL, ACREDITO SIM QUE AS INOVAÇÕES TECNOLOGICAS, JUNTAMENTE COM AS NOVAS MANEIRAS DE PENSAR, CRIAR, RELACIONAR, AGIR E REFLETIR CONTRIBUEM EM GRANDE E LARGA ESCALA A PARA UMA GRANDE EVOLUÇÃO INTELECTUAL DOS ENVOLVIDOS SEJAM ELES PROFESSORES, CRIANÇAS, JOVENS, COMUNIDADE, FAMILIA E ETC. PORÉM, A UTILIZAÇÃO DE TODO ESSE APARATO TECNOLOGICO HÁ ALGUM TEMPO VEM TRAZENDO MUDANÇAS, TRANSFORMAÇÕES NO MODO DE COMPREENDER, ADAPTAR E RE-ADAPTAR O CONHECIMENTO E AO MESMO TEMPO, COM RAPIDEZ E FACILIDADE, VEM TRAZENDO UM “VICIO” (QUE PARECE INTRINSECO E DOENTIO) E UMA RELAÇÃO DE “PARASITISMO”, ONDE ESTAMOS CADA VEZ MAIS “DEPENDENTES QUIMICOS” DE TODAS ESSAS TECNOLOGIAS. ESSE COMPORTAMENTO DIANTE DESSAS INOVAÇÕES MUITAS VEZES NOS FAZ PERDER A CAPACIDADE DE CRIAR, REFLETIR E ELABORAR NOVAS ESTRATEGIAS E HIPOTESES DIANTE DOS DESAFIOS E DOS PROBLEMAS COM OS QUAIS NÃO UTILIZEMOS, OU PRECISEMOS ESSAS “PARAFERNALIAS” TECNOLOGICAS.

ENTÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO ALGUNS QUESTIONAMENTOS:
- O SER HUMANO EVOLUIU PARA SI MESMO E PARA O PROXIMO NA CRIAÇÃO DE TODAS ESSAS TECNOLOGIAS, LHE TRAZENDO PODER, INTELECTUALIDADE, SABEDORIA E COMODIDADE. PORÉM AO SE DEPARAR SEM ELAS HOJE EM DIA, VOLTA-SE AOS TEMPOS PRIMORDIOS E LHE DEIXA INCAPAZ DE PENSAR E ELABORAR DE MODO EFICAZ E CRITICAMENTE DIANTE DA FALTA DELAS?

- SE AS TÉCNICAS E AS TECNOLOGIAS CRIADAS, ELABORADAS E EXPERIMENTADAS PELO HOMEM ESTÃO EVOLUINDO, CONSTANTE E PROGRESSIVAMENTE E ESSAS MESMAS LHE REMETEM E DÃO PODER E CONHECIMENTO QUE PERPETUAM E SE MOVIMENTAM DE MODO INTENSO E RAPIDO, QUANDO TODA ESSA “CAPACIDADE CRIATIVA” ACABAR OU SE EXTINGUIR NO INTUITO DE MODERNIZAR E MELHORAR AS TECNOLOGIAS JÁ EXISTENTES, CAIREMOS TODOS NUMA “DEPRESSÃO GLOBAL” ONDE NADA TERÁ MAIS SENTIDO?

SENDO ASSIM, PODERIAMOS (TODOS NÓS USUARIOS E DEPENDENTES QUIMICOS ATUAIS DAS TECNOLOGIAS) PENSAR LOGO NA SOLUÇÃO DESSES QUESTIONAMENTOS PARA QUE NÃO AJA "SUICÍDIOS" EM MASSA DE ROBÔS, MÁQUINAS E A EXTINÇÃO "INTELECTUAL E PODEROSA" DA CAPACIDADE HUMANA...

sábado, 17 de julho de 2010

MEU MAPA MENTAL.... SOBRE ALGUMAS LEITURAS E REFLEXÕES SOBRE AS TECNONOLOGIAS E AS NOVAS EDUCAÇÕES




APÓS A LEITURA DE ALGUNS TEXTOS, VEIO ESSE MAPA NA MINHA CABEÇA! SERÁ QUE ESTOU NO CAMINHO CERTO?! AI AI....BIP..BIP...TEC..TEC..

Quase todos os indivíduos nas sociedades, comunidades e culturas existentes por ai, vem a algum tempo vivendo uma REVOLUÇÃO DIGITAL, “INFORMATIZANTE”, GLOBAL que nos impulsiona obrigatoriamente para a utilização de todas as TECNOLOGIAS possíveis existentes no planeta.
Quem está fora desse “contexto digita global” e VIRTUAL é visto como retrógrado, inferior, alienado e desatualizado perante aqueles que já utilizam e/ou dominam tais “aparatos”.
Essas “novas convenções e concepções” vem trazendo muitas DISCUSSÕES, CONFLITOS e ANÁLISES sobre a EDUCAÇÃO e a construção de saberes, conhecimentos e aptidões de crianças, adolescentes e jovens, como também a formação dos PROFESSORES que atuam no ambiente educacional junto a estes atualmente.
A CIBERCULTURA é a responsável por esse “bum” na busca desses conhecimentos e na aquisição de novos conceitos, valores e crenças atualmente. Novas maneiras de pensar, agir, conhecer e refletir, estão sendo “irradiadas”, “projetadas” e “conectadas” pelas diversas comunidades e fóruns sociais existentes nesse imenso e desejado MUNDO VIRTUAL DE CONHECIMENTO.
Sendo assim, as relações entre todos os indivíduos desse mundo (que às vezes parece ser infinita) principalmente no que se refere à educação vem sendo construídas através de mudanças, rupturas e muito dinamismo. Isto se deve as transformações que a utilização dessas novas tecnologias vem proporcionando cada vez mais, no modo de conhecer entender e compreender os conceitos conteúdos e informações existentes por aí, nesse gigantesco e paradoxal mundo.
Nesse contexto, EDUCADORES e EDUCANDOS vêm traçando uma luta denecessária e desigual, onde não há vencedores. Ambos estão “numa sinuca de bico”. Os professores desejam um objetivo-resultado às vezes distante, inerte e sem nenhum significado, nem para os seus alunos e nem para eles próprios; e as crianças, os adolescentes e jovens querem outro totalmente diferente e oposto. Caminhos vontades e principalmente AÇÕES e ATITUDES diferenciadas na hora de “buscar, ensinar, aprender e partilhar” todo o conhecimento e as informações vem modificando a formação intelectual, psicológica e social desse cidadão e individuo social (seja ele EDUCADOR ou o EDUCANDO principalmente do segundo).
Finalizando (de maneira breve), muitas reflexões, hipóteses e aspirações ainda virão na compreensão e adequação de toda essa “parafernália” tecnológica em nossas vidas. Alguns questionamentos já nos sugere uma compreensão sobre toda essa nova atribuição tecnológica na escola-educação:
Como (de que maneira), onde (que local/espaço) e quando estes instrumentos e conceitos novos em educação poderão auxiliar os professores e os educandos sem que aja nenhuma dicotomia e “agressão” entre a maneira de germinar, conceber e de disseminar o conhecimento?
- O que está faltando para os educadores nessa perspectiva citada acima? FORMAÇÃO, PREPARAÇÃO, PESQUISA ESTUDO?
- Que se precisa realmente mudar na relação entre esses indivíduos?
- Quem ou o que poderá estar auxiliando ambos? GOVERNO? POLÍTICAS PUBLICAS? FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES? ESCOLAS? PAIS DOS EDUCANDOS? SOCIEDADE?
- Até quando iremos nos questionar sobre essas novas tecnologias e as reais mudanças (prós e contra) no modo de construir, conceber e transmitir conhecimento?
- Quando os educadores realmente estarão preparados e com "gabarito" e carga conceitual teorico-pratica para adptar as tecnologias à sua metodologia de trabalho-ensino?

Enfim estamos longe ou perto de obter as respostas e as soluções para tais questionamentos sobre a utilização das TICs na EDUCAÇÃO? REFLETIREMOS, PESQUISAREMOS E MUDEMOS AS POSTURAS....VAMOS AGILIZE-SE!

REVISTA NOVA ESCOLA -> ENTREVISTA - FALA MESTRE - "A TECNOLOGIA PRECISA ESTAR PRESENTE NA SALA DE AULA"



A musica de abertura da novela da Rede Globo TEMPOS MODERNOS..seria muito atual, se não fosse tão antiga a época em que foi escrita a letra. Reflitam!

CÉREBRO ELETRONICO

Gilberto Gil

O cérebro eletrônico faz tudo
Faz quase tudo
Faz quase tudo
Mas ele é mudo
O cérebro eletrônico comanda
Manda e desmanda
Ele é quem manda
Mas ele não anda
Só eu posso pensar
Se Deus existe
Só eu
Só eu posso chorar
Quando estou triste
Só eu
Eu cá com meus botões
De carne e osso
Eu falo e ouço. Hum
Eu penso e posso
Eu posso decidir
Se vivo ou morro por que
Porque sou vivo
Vivo pra cachorro e sei
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
No meu caminho inevitável para a morte
Porque sou vivo
Sou muito vivo e sei
Que a morte é nosso impulso primitivo e sei
Que cérebro eletrônico nenhum me dá socorro
Com seus botões de ferro e seus
Olhos de vidro